segunda-feira, 9 de março de 2015

Analisando os erros cometidos por este vídeo produzido por "Olhar Digital". Uma série de informações erradas e amadoras que ora denuncio, para a boa informação geral sobre áudio analógico e digital.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/video/vinil-ou-cd-qual-tem-o-melhor-som/37377

1º Erro: A apresentadora se refere ao CD como "disco de acetato" quando o correto seria - Disco de policarbonato. Disco de acetato é o lacquer, o molde misto de acetato e alumínio que será cortado (gravado como master), niquelado e prateado para gerar uma mother negative e uma mother positive para ser colocada na prensa, para prensar vinis novos. Notar que os discos analógicos de acetato existiram sim, basta lembrar dos compactos coloridos de historinhas infantis e musiquinhas. No início, eram todos de acetato, um plástico duro.

2º Erro: A diferença entre o analógico e o digital sempre foi grande, desde a criação do CD. É que o som analógico é o som real em si, a um nossa voz é analógica, os ruídos do mundo são analógicos, o canto de um pássaro é analógico... Quando se digita um som real analógico (A corda vocal faz movimentos análogos à onda mecânica que produz, só um exemplo), ele "traduz" em números inteiros o sinal eletrônico original, que, por sua vez é formado de números com vírgula, números muito precisos, fracionados. Assim, o sinal armazenado não é a onda original, mas uma semelhança mais aproximada dela. Exemplo: Num sinal analógico, podemos ter 1,51 milivolts em um nível de formação do sinal. Esse mesmo número, 1,51 milivolts, será digitalizado para o próximo inteiro, 2. Ou seja, digitalizar é fabricar um sinal inexato.

3º Erro: Falam no vídeo que é uma diferença subjetiva. Não é. É física e matemática: Erros do digital: 1 - Quantização inexata; 2 - Excesso de mexidas no sinal, com filtros de anti-aliasing; 3 -Erros de dither; 4 - Corte do sinal em 0dB, que nunca ocorre num disco de vinil, esse corte é para o CD não ultrapassar a freqüência de 20.050 hertz e o DVD-A não ultrapassar 48 kHz na reprodução; 5 - Falhas de leitura, coisa que todo mundo já experimentou um dia; 6 - A dinâmica do disco de vinil é superior, já comprovada em espectro; 7 - A relação sinal ruído do disco de vinil é de - 92dB SPL após 500 hertz, enquanto a do CD fica em -88dBFullscale

4º Erro: Não há que se falar em "timbre" do vinil e nem em "timbre" do CD! Os timbres são dos instrumentos, e não da mídia em si. O vinil não é um instrumento e nem o CD. Se ele falasse em dinâmica e espectro de cada um, seria mais adequado.

5º Erro: A afirmação "Se você for procurar dar um olhar técnico, é... puramente técnico a respeito do assunto, as freqüências digitais que você tem hoje, elas transcendem as freqüências que você tem no vinil". Infeliz afirmação de Bôscoli, novamente. Como, se tanto as freqüências do disco de vinil são de 48 kHz em forma de onda (Waveform) e as do CD são de 20.050 hertz waveform? Podendo o vinil ter até freqüências ultrassônicas? Como se a banda útil de um vinil vai até 100 kHz waveform? Mesmo o finado SACD e DVD-A, apesar de chegarem em 48 kHz waveform, eles recebem corte de 0dB FS e nada passa além disso? É claro que ele confunde CLOCK com formato de onda de saída! Ele estava pensando em 192 samples per second (Amostras por segundo) como sendo "192 kilohertz na saída dos transístores de potência, como esses 192 fossem formato de onda e não são, são as amostras, as medições por segundo, 192 medições por segundo de palavras de 24 bits. Horrível erro. Obs: O termo "banda" significa a capacidade ou limite de dados (Palavras de bits) ou informações analógicas que uma mídia pode conter.

6º Erro: O paralelo que é feito entre vinil e CD, como o vinil sendo um carro antigo V8 com motor com ronco bonito, mas antiquado; e o CD como sendo um motor com a mesma potência, mas com injeção eletrônica e outros avanços, passa o vinil como algo antiquado e sem nenhuma tecnologia, como se digitalização ou numerização fosse sinônimo de qualidade em áudio por ser "avançado", como se certos avanços superassem obrigatoriamente a tecnologia a que se propõe superar. A comparação chega a ser hilária e não merece nem ser levada a sério, além de não esclarecer nada e demonstrar que a pessoa não conhece Física, em Mecânica vibratória (Compostos de Forier) e conhecimentos profundos de informática de áudio.

7º Erro: O narrador confunde novamente CLOCK com freqüência de saída de áudio, confunde Clock com Waveform. Diz que o CD tem 16 bits a 44.100 "kilohertz". Harry Nyquist e Shannon devem estar se revirando no túmulo... Os dois!

8º Erro: 32 bits/192 "kilohertz".... Ainda não aprendeu que isso é o CLOCK do áudio, espécie de fórmula informática para ele "dar" apenas 48 kilohertz na saída dos transístores e com corte abrupto além dessa freqüência.

9º Erro: (E escandaloso!) - Dizer que é possível digitalizar um (sinal) de um disco de vinil e atingir a mesma qualidade do original... Como, se a senóide analógica é matematicamente diferente da digitalizada? Obs: Vinis originados de qualquer fonte digital soam abafado em relação ao original nascido de uma fita tape de 2 polegadas ou mesmo de uma polegada.

10º Erro: Emular um som digitalizado para ele parecer um som analógico, com uso de softwares. Só se for para agradar surdos em audiofilia... Maneira de se obter o "glamour" do analógico... Cruzes! Dizer que incluem a analogicidade é uma piada.

Finalizando, perceber que eles omitiram tudo o que pudesse demonstrar ou representar a tecnologia analógica, como a qualidade dos Decks de rolo Studer, e nem seque falaram do DMM - Digital Metal Mastering. A matéria é tendenciosa e os entrevistados não tem conhecimentos profundos e erraram muito. E afirmar que 99% por cento das gravações feitas hoje seriam digitais, faz sentido sim: Até o "Zé da esquina" pode hoje em dia fazer um álbum, pois com a massificação dos programas de áudio em software, comprados legalmente ou não, emprestados para instalar ou não, isso é fato. No entanto, tem o preço da artificialidade do som.

Preço de uma Master Tape de 2 polegadas: R$945,00. Para quem está investindo em um álbum, este valor não é nada. Confira o preço em dólar no site http://www.rmgi.eu/rmgi.asp?Id=9

Nenhum comentário: