sábado, 2 de agosto de 2008

Médios e Agudos Rachados?

Fernando perguntou em 02 de agosto de 2008:
*
Em 02/08/08, Fernando escreveu: Olá Joaquim tudo bem? Primeiramente parabéns pelo seus blogs na internet que contém informações importantíssimas sobre o audio analógico e os discos de vinil. É o seguinte, adquiri um toca discos da Numark modelo TT-500 e uma cápsula Stanton 680 com agulha elíptica. Gosto muito da originalidade do vinil e o som desses discos é único, parece uma magia que nos deixa encantados. O problema é que não estou obtendo o desempenho que esperava na reprodução dos discos. Os agudos distorcem em passagens onde o som fica mais "alto" e os médios rachados. Já fiz todo tipo de ajuste no toca-discos. Estou utilizando o braço em "S" para evitar erros de trilhagem, segui na medida do possível aquele tutorial do clube do áudio sobre como instalar uma cápsula... O som no geral é bem definido e tem excelente separação de canais. Acho que o culpado disso tudo deve ser o meu pré de phono. Que deve ser um dos piores phono stage já que ele está equipando um receiver da philips desses mais modernos. Estou pensando em adquirir um pré de phono, dedicado, bem melhor ao que equipa esse receiver. Mas antes de gastar dinheiro num pré de phono gostaria de uma opinião. Será que o meu problema realmente é o meu pré de phono? Você tem alguma sugestão? Obrigado.
Joaquim Respondeu:
Troque apenas a headshell. Pode ser ela a responsável pela ressonância-parasita no cantilever da agulha. Cantilever e Headshell é um casamento único, ou dá certo ou não dá. Isso já aconteceu comigo, médios e agudos rachados - a troca da headshell foi suficiente. Troque também a agulha: Uma agulha só dura 500 horas, a sua já deve estar desgastada, principalmente se v. adquiriu esse conjunto de 2ª mão. Toca-disco NOVO - agulha NOVA! Prefira as agulhas cônicas às elípticas, elas agridem menos os sulcos. Se depois da troca de headshell e agulha (comece pelo item mais barato) aí sim, v. troca o tal pré de phono. Mas pré-de-phono só se usa quando a tensão da cápsula é muito BAIXA, tipo 1,5 mv (Geralmente só Moving Coil é que vem com essas tensões baixas). Fernando, a relação dinâmica entre BRAÇO-AGULHA(Cantilever)-
HEADSHEL é determinante por causa da criação de ressonâncias espúrias canceladoras de freqüências médias e agudas. Esse cancelamento pela inversão da onda vibracional entre esses elementos ou inversão de fase de onda é o responsável por muitos problemas dessa natureza. Mas comece pela agulha, item mais barato.
Você só não me disse se a ortophon era do tipo "Concorde". Aí complica, porque ela é diferente, não há hedshell, aí pode ser o caso de troca dela própria. Mas a ordem é: 1°: agulha; 2°: Headshell; 3° Cápsula, se a sua for Concorde e simultaneamente a troca do Pré-de-Phono, o que for mais barato. Outra Coisa: Cuidado com a regulagem do peso do braço para a cápsula/agulha que está usando - v. está fazendo o VTA corretamente? Está sabendo zerar o contrapeso?
Um grande abraço e boa sorte! Joaquim.

Nenhum comentário: